5 mitos sobre comida e regime !

5 mentiras sobre alimentação …

Quando se trata de perder peso, você pode encontrar inúmeros livros, sites e principalmente blogs e vlogs sobre o assunto. Eu li muitos e muitos deles e, como médico, posso lhe garantir : a maioria é terrivelmente ultrapassada e sem qualquer fundo científico. Na verdade sem qualquer fundo de verdade. Sem mais delongas, vou tentar esclarecer alguns “mitos” sobre alimentação e te livrar deste corpo doente e pesado 🙂

Mentira #1: Calorias são todas iguais !

Às vezes pergunto em aulas, palestras ou para meus pacientes : 1000 calorias de aspargos são iguais à 1000 calorias de refrigerante ? E, pasmem, a maioria das pessoas me responde com um sonoro ” Sim” !

A maioria das pessoas tem uma idéia que, basta queimar mais calorias que consumir, e o milagre está feito. Esta idéia é idiota e completamente ERRADA. 100% errada. Muito errada. Veja o que a maioria dos gurus das empresas que lidam com pacientes crônicos diz, e ouvirá o mantra : basta comer menos e fazer mais exercícios. O governo também te diz isto. Então porque os americanos continuam obesos após todos estes anos aplicando tal regra nos últimos 30 anos ? 

A verdade é que temos as calorias boas e as más; e o problema todo é mais complexo do que uma equação matemática.

Quando nós comemos, o alimento interage com nosso sistema biológico, um sistema altamente complexo e que transforma instantaneamente cada pedaço de comida que você morde. Cada uma destas pequenas mordidas (ou grandes, certo ?) afeta nossos hormônios, nossa química cerebral (olá, serotonina!) e metabolismo.

Não entendeu ? Pense assim : as calorias do açúcar causam armazenamento de gordura e “fome de doce”, enquanto que calorias  de proteínas e gordura promovem queima de gordura. Sim, como em tudo, qualidade vale mais que quantidade.

Então você aí no sofá irá me perguntar : Quais calorias são de boa qualidade ? Bem, você sabe a resposta.. Alimentos integrais, frescos, proteína animal não processada, ovos orgânicos, peixes não criados em cativeiro (selvagens..), sementes, grãos integrais.  E quanto aos carboidratos ? Bem, quanto mais coloridos e vibrantes os vegetais, melhor ! E as gorduras ? Abacate, óleo extra-virgem, côco, e outros alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6.

Concentre-se neles, será mais fácil.

Mentira #2: Se perder peso muito rapidamente, rapidamente irá ganhar de volta.

Para ficar claro : é como dizer que se ganhar na loteria, perderá todo o dinheiro rapidamente. Bullshit ! Eu sei, todo mundo diz isto, sem segredos, um quilo por semana, etc,etc.. Errado, inocente. Posso te passar uma dezena de estudos (sérios) que mostram que um início vigoroso leva a maior perda de peso ao longo do tempo. Se você conseguir “resetar seu metabolismo” com uma desintoxicação de açúcar, comida processada e toda a sorte de bobagens, será muito mais fácil para seus hormônios e para sua química cerebral sustentar as modificações. 

A melhor estratégia, a chave, é ter uma dieta saudável que impeça seu corpo de entrar naquele estado de não-saciedade. Vejo isto o tempo todo com quem leva a sério. E, se você efetivamente vê os resultados, isto te inspira a continuar. Tenho uma colega de trabalho – a quem expliquei isto tudo – que perdeu 13kg em um mês e continua perdendo..

Mentira #3: Basta força de vontade.

Tão ridícula quanto o que falei acima sobre a loteria, é a desinformação orientada pelo governo e pela indústria alimentícia. 

O mantra repetido exaustivamente é : coma menos e faça mais exercícios. Uma mensagem implícita nesta idéia, é que você é uma vaca gorda. Sim, somos todos gordos e doentes porque somos comilões inverterados e preguiçosos.

Dai basta parar de encher a cara com bobagens, levantar do sofá e mexer nossos traseiros que iremos perder peso. É praticamente uma falha moral, de caráter.. Quanto absurdo num parágrafo !

Por favor, ouça-me nesta parte : se você tentar controlar seu apetite com força de vontade, você irá falhar. Feio. Isto pode até funcionar no início, mas a falta de calorias adequadas às suas necessidades irá disparar um mecanismo de compensação que diminui seu metabolismo e aumenta absurdamente seu apetite. Isto não irá se sustentar. É como se eu lhe pedisse para segurar sua respiração por 15 minutos. Por maior que seja sua força de vontade, não vai acontecer (a menos, é claro, que você esteja morto). 

Nesta altura do campeonato, seu paladar, sua química cerebral e seu metabolismo já foram “danificados” pelo açúcar e por alimentos processados e sua força de vontade -isolada – não irá mudar isto. Você provavelmente não sabe, mas é viciado em açúcar e carboidratos refinados ou processados, e tentar mudar isto com força de vontade não irá durar muito tempo. Você terá que “resetar” seu metabolismo de forma que seu corpo se auto-regule e o apetite descontrolado desapareça juntamente com a sensação de não-saciedade. 

Mentira #4: Refrigerante diet é melhor que o normal.

Vou ser simplista aqui. Para mim, refrigerante significa “líquido da morte”. Por analogia, refrigerante diet significa “Liquido da Morte Diet” – piorado.

Em um estudo que li recentemente com mais de 60.000 mulheres, os pesquisadores descobriram que refrigerantes diet aumentam o risco de diabetes tipo 2 MAIS do que os refrigerantes normais. Algo como 33% a mais.

A verdade que ninguém lhe conta é que os refrigerantes diet diminuem seu metabolismo e te deixam mais faminto por açúcar e carboidratos. Além de alojarem-se com toda sua sutileza no seu abdômen. Se você pensa seriamente em perder peso, fuja dos refrigerantes, dos refrigerantes diet e dos adoçantes artificiais. Se você realmente precisar de açúcar no seu café, coloque uma colher de mascavo. Entenda que, mais do que o açúcar que você adiciona à sua dieta, é o açúcar que a indústria adiciona na sua comida que te causa tantos problemas.

A dependência e a alergia ao açúcar são conhecidos e descritos pela literatura médica desde a década de 1950 com pouca divulgação mas com muitas consequências ruins no médio e longo prazo.

Mentira #5: Alimentos light ou sem gordura são bons para você.

A loucura em torno dos alimentos sem gordura dos últimos 30 anos, encontra paralelo no aumento dramático da obesidade e diabetes tipo 2. Quando as companhias alimentícias dos EUA retiraram a gordura dos alimentos (seguindo o conhecimento da época), eles a substituíram por açúcar, adoçantes artificiais, xarope de milho.  Entendeu ? Assim, mais e mais anos de dependência foram garantidos até agora. Enquanto você corta todo tipo de gordura (até do abacate) e preocupa-se com todas as calorias, você come mais e mais açúcar e carboidratos refinados. E fica mais gordo e doente. Simples assim. 

A outra loucura mais recente é a dos  “grãos integrais” adicionados aos alimentos processados e divulgados nas embalagens como se fossem sua salvação.. Você é rapidamente convencido que uma torta de frango congelada e processada é saudável. Sério mesmo ? 

Sabe as propagandas americanas das crianças comendo cereais no café-da-manhã ? 75% daquilo é açúcar. Dai coloca-se um pouco de granola e, voilá ! Isto não deveria ser chamado de café da manhã, e sim de sobremesa de tanto açúcar que contém. E você alimenta seus filhos com cereais achando que está fazendo algo de bom para eles. De fato, você os está matando. 

Lembrando do que falei sobre as embalagens, deixo uma última dica para você : se a embalagem contém qualquer referência à saúde, provavelmente não lhe fará bem.

Para saber mais sobre perda saudável de peso, alimentação balanceada, exercícios que compensam, acompanhe o blog semanalmente . Em breve, um post novo sobre a nova ordem alimentar e a dieta dos franceses.

Até a próxima e saúde,

Dr. Mauro J Silva Jr.

 

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