5 motivos pelos quais você não perde peso !

#Porque sua dieta falha !

> Fato : uma pessoa normal ganha 10 kg para cada dieta que inicia e falha.

Pior do que este fato, quando elas perdem peso, perdem essencialmente *músculo* e *gordura*. Quando a dieta falha e elas ganham peso novamente, elas ganham de volta *gordura*. E, como a queima de calorias pela gordura é **7x** menor que pelo músculo, o metabolismo é naturalmente mais lento do que quando a dieta foi iniciada. O pior ainda está por vir, pois fechando este ciclo vicioso e cruel, a mesma pessoa precisará de menos calorias para manter o mesmo peso.

> Então, você deve conhecer alguém que está acima do peso mas garante que come pouco ? Ela provavelmente não está mentindo. Somente prejudicou enormemente seu metabolismo com as dietas *iô-iô..

Como expliquei no post anterior, os pontos cruciais (ou chaves) para perder peso e não ganhar de volta são dois :
– Reduzir seu apetite sem ficar com fome;
– Aumentar seu metabolismo de modo a queimar mais calorias ao longo do dia.

Infelizmente, o que a maioria das dietas provocam é exatamente **o oposto**, aumentam a fome e reduzem a taxa metabólica.

Abaixo, alguns bons motivos que explicam o porquê sua dieta está falhando.

##1. Você está usando força de vontade ao invés da ciência para controlar sua fome

Entenda algo desde o início : há toda uma ciência na fome. Infelizmente, a maioria das dietas te fazem comer menos e disparam o mecanismo da fome. Tanto quanto você não consegue segurar sua respiração por um período longo, você só conseguirá permanecer sem comer por um determinado período. Temos mecanismos muito antigos e poderosos para compensar e nos proteger da fome (ainda que conscientemente induzida). Nossa fome aumenta drasticamente, o desejo pelo alimento torna-se quase incontrolável e o metabolismo é reduzido para conservar energia. Nesta fase, ao comer determinados alimentos (light, alto teor de carboidratos ou refinados) leva a mais fome e reduz mais ainda o metolismo

>Princípio para o sucesso : tenha apetite

1. Coma o suficiente para satisfazer seu apetite mas usando alimentos recomendados
2. Coma proteína no café da manhã (não faça jejum de manhã!) e evite comer 3 horas antes de dormir.
3. Monte suas refeições de modo a ter uma taxa adequada de glicose no sangue e que mantenha sua insulina em níveis normais. Combine proteína, gordura e carboidratos de baixo valor glicêmico, como vegetais, frutas, grãos e leguminaceos, a cada refeição. Proteína, fibras e gordura reduzem os picos de insulina no sangue.

##2. Você está focado nas calorias

O antigo mantra que falamos anteriormente, coma menos e exercite-se mais como chave para perda de peso… Lembre-se que nem todas as calorias são iguais, algumas te fazem engordar enquanto outras a perder peso.
O que sabemos ao certo atualmente, é que os alimentos que levam a picos de insulina no sangue (açúcares, farináceos e até mesmo grãos e frutas em excesso) alteram nosso metabolismo. O que a insulina faz ? Capta toda a energia do alimento que acabamos de consumir e armazena nas células de gordura (os adipócitos), também conhecida como gordura visceral ou abdominal.

Desta forma, seu organismo pensa que você está *passando fome* mesmo que tenha acabado de comer um Donuts ou tomado 1 litro de refrigerante. E lembre-se : duas coisas acontecem quando o organismo pensa estar faminto.. Aumenta a fome e diminui o metabolismo.

Agora você já sabe, porque, mesmo quando come uma refeição enorme, sente fome pouco tempo depois e ataca a geladeira atrás de algo doce !

>Princípio de Sucesso : Calorias

1. Foque em alimentos de baixo índice glicêmico como base da sua alimentação. Sementes, nozes, castanhas, peixe, carnes magras, vegetais verdes, etc.
2. Use grãos e leguminaceos como o feijão e a lentilha de forma parcimoniosa. Mantenha um máximo de 1/2 xícara por dia.
3. Pense no açúcar como um medicamento – somente em doses pequenas. Açúcar é tudo igual, se você tiver que se perguntar se pode consumir, é porque não **deve**.
4. Elimine adoçantes artificiais.

## 3. Você está fazendo uma dieta pobre em gorduras.

A maioria das pessoas ainda acredita que evitando gema de ovo e comendo alimentos com baixo teor de gordura (light) irá fazer com que percam peso. Isto é uma idéia antiga e que já caiu por terra após inúmeros estudos de conceituados pesquisadores de Harvard e outros. Esta idéia baseava-se no princípio que 1g de gordura tem o dobro de calorias dos carboidratos de modo que ao cortarmos a gordura da dieta, perdemos peso !

Bem, basta olhar para o povo americano, o qual foi submetido à uma dieta pobre em gordura nos últimos 40 anos e hoje encontra-se mais obeso e com uma taxa maior de diabetes do que antes. Na verdade, 70% da população americana está acima do peso.

O pesquisador de Harvard Walter Willet é o grande responsável pela mudança que vivemos atualmente na concepção da perda de peso. A extensa revisão que ele realizou mostrou que NÃO é a gordura que faz com que tenhamos ganho de peso e sim o açúcar e os carboidratos. Um estudo ainda mais recente mostrou que pessoas cuja alimentação é vegana com maior percentual de gordura que carboidrato foi mais eficaz na perda de peso que uma dieta vegana com algo teor de carboidratos. Além de perderem mais peso, a taxa de colesterol sangüínea caiu em 10% em relação ao outro grupo.

Outro benefício da mudança de dieta com consumo adequado de gordura é o aumento do metabolismo em cerca de 300 calorias por dia. É como ter o benefício de correr 1h por dia sem sair do sofá ! A dieta da manteiga !

> Princípio para o sucesso : Gordura !

Não tenha receio da gordura.. Ela atualmente te faz aumentar o metabolismo e te ajuda a perder peso. Sério !
Coma gordura de boa qualidade nas refeições, como abacate, ovo, manteiga, nozes.. Outra fonte importante de gordura é a gordura animal de boa qualidade como peixes, peito de frango, ovos orgânicos, sardinha, salmão dentre tantos outros.

## 4. Você tem um problema de saúde e não sabe.

Além dos erros de dieta e falta de exercícios, há outras razões que afetam seu peso e seu metabolismo. A maior delas é a inflamação. A inflamação relacionada a mecanismos que controlam o peso através do aumento da resistência à insulina é a pior delas.

Quais são as principais causas de inflamação ?

1. Alergia ao açúcar
2. Alergia ao Glúten ou derivados do leite. Antes de tentar mudar para alimentos livres de glúten como bolos e bolachas, lembre-se que um bolo livre de glúten ainda é um bolo. Isto quer dizer que ainda contêm elevados teores de açúcar, carboidratos refinados e cereais de milho.
3. Desequilíbrio da flora intestinal, causada pelo excesso no consumo de açúcar, carboidratos refinados, etc
4. Toxinas em alimentos.

>Princípio para o sucesso : Encontrar causas escondidas para ganho de peso.

## 5. Você não tem um plano.

Uma boa saúde não é algo que aconteça por acaso. É necessário que você faça um planejamento da mesma forma que faz com suas férias ou aposentadoria. Isto faz com que você não crie condições para o sucesso!

Você é quem deve criar condições para isto acontecer de modo mais tranquilo – tendo os alimentos necessários e corretos em casa e planejando sua rotina diária de alimentação e exercícios. Com isto você reduz em muito a chance de comer “bobagens” e ter preguiça na hora de se exercitar.

Faça seu próprio planejamento, inclua seus amigos ou participe de grupos de corrida, por exemplo. Ter alguém te estimulando é uma grande arma na luta para uma vida saudável !

>Princípio de sucesso : tenha planejamento.

Espero ter te ajudado com estas 5 dicas. Acompanhe o blog para mais detalhes sobre o retorno da gordura à alimentação !

Desejo-lhe sempre o melhor,

Dr. Mauro J Silva Jr

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