Câncer de Mama e Mamografia

Ao abrir o resultado da mamografia, uma frase fechou minha garganta : “ tecido mamário muito denso” e a recomendação de procurar um médico tão logo fosse possível. Na ocasião, eu já sabia que mamas muito densas prejudicam a interpretação da mamografia e podem reduzir a sensibilidade do exame para detecção do câncer de mama.

Fiz mais de uma dúzia de mamografias, disse a paciente, e todas elas normais. Digo, agora descobri que as imagens eram de difícil interpretação. Isto porque o tecido mamário muito denso, aparece “branco” no exame. E tumores, também 😦

Um antigo professor meu de mastologia diria que é como procurar uma gota de leite na neve. Difícil.

Este assunto começou, como sempre, nos EUA. Embora a maioria das mulheres com esta característica tenham um apontamento no laudo do exame (obviamente direcionado ao médico que o solicitou), estas mulheres americanas tem recebido cartas dos laboratórios sugerindo que procurem seus médicos e revejam os exames. Tudo motivado por uma deputada americana que descobriu um câncer agressivo mesmo tendo mamografias anuais normais nos últimos 10 anos.

O que fazer diante desta notícia ?

Bem, é neste ponto que a medicina torna-se cinza… Não há uma recomendação sobre o que fazer nestes casos; alguns médicos sugerem outras formas de imagem como o ultra-som e a ressonância nuclear magnética. Mas, há dificuldade para convencer a fonte pagadora (seu convênio) a pagar por isto já que não há evidências que – ao fazer estes exames – a mulher viva mais. E, obviamente, a discussão não para por aqui. Ao fazer estes novos exames, há uma chance de detecção de outros nódulos, levando a realização de biópsias e punções desnecessárias. Mais custo e mais sofrimento.

Diante disto, você que está lendo, o que deve fazer ?

Procure seu médico e, se necessário, procure outros. As opções para detecção são múltiplas e irão variar conforme sua história e seu exame físico e complementar.

Desejo-lhe uma excelente semana, cheia de saúde !

Dr. Mauro Silva Jr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s