Comer bem !

Como comer bem e não engordar.

Nos últimos posts do blog, falamos muito do que não comer e não fazer na alime tacão saudável. Mas, o que comer e como comer também são de suma importância no processo de melhora da sua qualidade de vida. Já falamos que as principais classes de alimentos são a proteína, gordura e o carboidrato. Sabemos também que nestes alimentos encontramos os exemplares bons e aqueles ruins.

Um exemplo rápido e que certamente atinge você e sua família quase todos os dias pela manhã : manteiga ou margarina ? Ou nenhuma delas ?

Até pouco tempo atrás, a manteiga era considerada uma das maiores vilãs no combate ao colesterol alto e à aterosclerose mas hoje já sabemos que ela pode e deve ser consumida corretamente. É uma fonte importante de gordura animal diferentemente da margarina … A margarina é -praticamente- resina plástica. Sim, você leu direito: a margarina tão popular é totalmente sintética e contém aditivos e conservantes que só fazem prejudicar sua saúde.

Esqueça a margarina e vá de manteiga.

Outros alimentos que são fonte de gordura de boa qualidade : 1. Abacate 2. Óleo de côco 3. Azeite extra-virgem 4. Nozes e castanhas 5. Gema do ovo 6. Carne

O primeiro alimento que você deve retirar da sua alimentação cotidiana é o delicioso pão branco. Aliás, a expressão pão branco não poderia ser melhor, já que ele é fabricado após retirar-se tudo de mais nutritivo do trigo ao contrário do pão integral que possui muito mais substâncias aproveitáveis pelo nosso organismo. E já que falamos de pão, mesmo que ele seja o integral, você precisa tomar cuidado com a quantidade de calorias e lembrar que ele é um carboidrato.

Pão branco, não ! Pão integral, com parcimônia !

Outros alimentos que você pode comer para equilibrar suas necessidades de carboidratos : 1. Frutas como a banana 2. Arroz integral 3. Batata doce 4. Batata comum 5. Feijão, lentilha.

A proteína deve ser nossa principal fonte de energia, e é formada por aminoácidos que são muito importantes nas reações metabólicas do organismo. Além disto, a proteína requer maior consumo calorico para ser processada, elevando de certa forma nosso metabolismo. Entretanto, como todo alimento também não deve ser consumido erroneamente. Carnes gordurosas como o cupim (daquela churrascaria que você tanto gosta ) devem ser riscadas de uma boa alimentação. Dê preferência para :

  1. Frango sem pele
  2. Peixe variados
  3. Carne vermelha magra (sem gordura em volta)
  4. Ovo

Um bom prato deve conter ao menos os alimentos citados acima. Uma boa regra para montar seu prato e tentar colori-lo com os vegetais e acrescentar uma fonte de gordura e outra de proteína ao menos 1x ao dia (ou mais se você praticar treino pesado).

No próximo post falaremos um pouco sobre as porções consumidas e como distribuir seu ganho calórico ao longo do dia.

Saúde e paz a todos,

Dr. Mauro J Silva Jr | Medicina Interna e Preventiva www.drmaurojunior.com Blog : drmaurojunior.wordpress.com

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