Omeprazol e demência ?

Um tipo popular de medicação usada para azia e má digestão por milhões de pessoas no mundo pode elevar o risco de demência em 44%. Preocupante ? Muito…

O estudo conduzido pelo Centro Alemão de doenças neurodegenerativas descobriu que pessoas com mais de 75 anos que regularmente tomam inibidores de bomba de prótons tinham um risco aumentado da doença. Dentre estas medicações conhecidas no Brasil estão os populares Omeprazol e losec, dentre outras. 

A pesquisa foi baseada em dados de seguro saúde de mais de 74.000 pessoas, maiores de 75 anos, entre os anos de 2004 e 2011.

A pesquisa identificou neste grupo, 29.510 pessoas que desenvolveram demência no período. O que chamou atenção dos pesquisadores foi o fato de entre os 2950 que regularmente utilizaram o IBP, uma proporção maior tinha demência com um risco total de 44% maior do que aqueles que não tomaram.

O estudo, publicado no JAMA Neurology, somente pode apontar significância estatística entre as medicações e o risco de demência. Não foram explorados possíveis causas biológicas ou mecanismos de disparo que deverão ser investigado no futuro.

Um estudo separado feito pela Universidade de Stanford nos EUA em 2015, também demonstrou uma possível ligação entre os inibidores e ataques cardíacos. Embora as pesquisas apontem para um relação negativa destas drogas, é importante notar que todas foram aprovadas para venda e uso e só devem ser suspensas após novos estudos.

Você. Sempre saudável.

Dr. Mauro Physicia Medicina Preventiva.

 

Enviado do meu iPad

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s